Você acabou de ter um bebê e já está preocupada em nunca mais caber naquela calça jeans dos tempos de solteira? Então, muita calma!

Quem acabou de ter um bebê está com o corpo passando por muitas modificações: nos últimos meses a barriga cresceu, a coluna se modificou para acomodá-la, ganhou mais gordura corporal. Não é só porque o bebê deixou sua barriga que as coisas voltarão a ser como eram em alguns dias. Dê a si mesma cerca de 9 meses (sim, como se fosse mais uma gestação) caso seu objetivo seja voltar ao que era antes.

O parto resulta na perda imediata de mais ou menos 5 quilos. Aí estão incluídos o bebê, a placenta e o líquido amniótico. Como o recomendado durante uma gestação saudável é engordar em média 9 quilos (para uma mulher que tem o IMC normal), é fácil chegar a uma conclusão: tenha paciência com seu corpo. Além disso, perder 5 quilos de uma só vez vai deixar sua barriga com aspecto flácido e murcho. A pele e os músculos também precisam de um tempo para voltar ao lugar.

O útero, por exemplo, que fica com quase um quilo no final da gravidez, demora cerca de seis semanas para pesar os habituais 60 gramas se a mulher estiver amamentando (durante esse processo o corpo libera o hormônio ocitocina, que estimula a contração do útero). Amamentar, aliás, é uma ótima dica para a retomada da forma física: a produção de cerca de 850 ml de leite por dia gasta em média 750 kcal, quase o mesmo que uma suada hora de ginástica aeróbica.

Nos primeiros meses após o parto, especialmente se você estiver amamentando, esqueça dietas restritivas. O que você pode fazer é incluir mais alimentos nutritivos no cardápio e cortar as gorduras (doces e frituras, por exemplo).

Sabemos que a rotina das mães com recém-nascidos não é nada tranquila, mas tente se organizar nos primeiros meses para fazer caminhadas leves e alguns exercícios para tonificar a musculatura, em casa mesmo. Além de ajudar a emagrecer, essas atividades ajudam a afastar a depressão pós-parto.

Atividades físicas leves podem acontecer duas ou três semanas depois de um parto normal e de quatro a seis semanas após a cesárea, mas nunca se esqueça de conversar com o seu médico antes. A mesma dica serve caso você tenha alguma dúvida ou algo no seu corpo que esteja incomodando muito. Nunca tenha medo de tirar dúvidas com um especialista.

Com informações da Revista Crescer.