Confira algumas dicas de acordo com a idade!



Ensinar os pequenos, desde cedo, é super importante para seus futuros hábitos. Por isso, opte por alternativas mais saudáveis, mas não menos divertidas para colocar na lancheira da escola. Aqui vão algumas dicas simples para preparar lancheiras deliciosas e saudáveis!

1. Lancheiras saudáveis e gostosas

As crianças gastam muita energia e, por isso, a lancheira deve garantir a reposição da mesma ao longo do dia. Combine nutrientes, fontes de proteínas, vitaminas, minerais e energéticos – encontrados em alimentos como (salmão, melancia, vegetais verdes, ovos, laranja, pêssego, espinafre, frutose de frutas em geral, cereais, batatas e leguminosas). É importante que as quantidades sejam proporcionais às necessidades da criança.

2. Lanches e muita água

Frutas, ovo cozido, pão, frutas desidratadas e uma garrafa de água. Deixe de lado as bolachas, os bolos e os chocolates e opte por estas alternativas que dão energia e saciam por mais tempo. Inove na escolha das frutas, varie com uvas, morangos, melancia ou melão em pedaços.

3. Melhores compras

Deixe que os pequenos participem das escolha dos alimentos que estarão em seu menu durante a semana. A alimentação deve ser o mais saudável possível, mas é importante ter em conta os gostos da criança e abrir algumas exceções. Explique o motivo pelo qual o tipo de lanche ou almoço menos saudável não deve fazer parte da alimentação diária, mas dê a opção de o incluir de vez em quando.

4. Evite alguns alimentos

Refrigerantes, batatas fritas e outros alimentos processados devem passar longe da lancheira das crianças. Prefira os alimentos que não necessitam de refrigeração o tempo todo. Os iogurtes, por exemplo, precisam ficar na geladeira para manterem-se conservados. Molhos também devem ser evitados. Atenção à validade e condições de armazenamento e conservação na hora da compra e também aos pormenores: embale as frutas e os lanches em folha de alumínio para garantir que fiquem fresquinhos o dia inteiro.

5. Qual lancheira?

A lancheira térmica é sempre a melhor opção! Elas conservam os alimentos e mantêm tudo bem fresquinho. Verifique o tamanho que melhor se adequa às necessidades do seu filho e a mantenha limpa.

6. A idade e seus alimentos

Dos 3 aos 6 anos (pré-escolar) tudo é descoberta! Cereais integrais, vegetais, leite e derivados, cenoura e manga são alimentos essenciais para fornecer nutrientes como o zinco, ferro, cálcio e vitamina A. Dos 7 aos 10 anos (fase escolar), a atividade física e o crescimento estão em alta. Na lancheira devem constar particularmente alimentos fonte de cálcio e vitamina D – leite e queijos. A partir dos 11 (adolescência), a criança está numa fase de alterações físicas, comportamentais e psicológicas. Os alimentos fonte de vitaminas do complexo B – leite e ovos – e vitamina A – alimentos de cor alaranjada – devem ser privilegiados.

Você tem mais alguma dica de lanchinho? Escreva pra gente!