Deixar que seus filhos extravasem a criatividade e vivam um mundo lúdico que os façam desenvolver todo potencial fértil das suas cabecinhas é fantástico para o crescimento deles! Uma infância saudável é permeada por muita brincadeira e brinquedos.

Para algumas mães, a tarefa de arrumar e organizar o quarto depois de uma aventura dos pequenos pode ser um pesadelo. Mas uma coisa muito importante que eles devem aprender desde cedo é que brincadeira não é sinônimo de bagunça e que a organização deve sempre entrar na roda. Guardar e manter os brinquedos das crianças organizados pode até parecer uma missão impossível, quando o espaço é pequeno e há tantos objetos. Por isso, vou dar dicas de ouro para manter tudo em ordem.

Uma dica que eu sempre dou aos pais é planejar um cantinho de brincar. A referência de que ali deve ser o espaço para abrigar tudo já ajuda o pequeno a saber onde guardar o quê. Para formar esse espaço, abuse de recipientes e prateleiras.

Nas prateleiras mais altas, coloque a parte decorativa ou itens que a criança não use com frequência. Já ao alcance dos pequenos, em prateleiras baixas, arrume tudo o que eles sempre vão querer brincar todo o dia. Caixas transparentes também são ótimas! Elas otimizam o espaço e podem setorizar o armazenamento dos objetos, além de deixarem os brinquedos à vista das crianças e facilitarem na hora delas acharem o que querem brincar. É importante unificar cores e formatos para tornar a decoração uniforme. Outra dica é, se o quarto for pequeno, aproveitar o espaço utilizando-se de ganchos. Instale alguns ganchos na parede e pendure pequenos baldes para guardar lápis, miudezas, entre outros itens.

A intenção é que a decoração permita que seu filho já comece a brincadeira sabendo que os brinquedos estão ao alcance dele, mas que a primeira regra é que ele deve colocar tudo de novo no lugar. Deixe que ele se divirta e participe desse momento quando você puder. Mais do que curtição, essas atividades favorecem habilidades importantes, como aguçar sentidos, contribuir para a formação social e cultural, além de ser a forma mais fácil de ensinar a eles a respeitarem as regras e ao próximo. É importante que as crianças estejam envolvidas na organização, assim, elas já veem como é importante deixar os brinquedos arrumados e ficam mais conscientes.

Quanto mais cedo o hábito da organização for inserido na rotina do seu filho, melhor será o seu desenvolvimento durante a infância e na vida adulta.

Com informações de Macetes de Mãe.

Mamãe, compartilhe com a gente a sua doca! Escreva para nós!