Muitas mamães e papais acreditam que dando nomes de figuras fortes aos filhos vão ajudá-los a serem bem-intencionados em seus ideais. A seguir, descubra nomes de meninos que representam homens vitoriosos ou que tenham significado de força e garra!


– Alexandre: significa “protetor do homem”, “defensor da humanidade”, “o que repele os inimigos”. O nome grego Aléxandros é feito da junção do verbo ‘aléxo’ (repelir, defender ou proteger) e o vocábulo ‘andrós’ (homem). Traduzindo: “o que protege os homens, defensor da humanidade”.



– André: significa “másculo”, “viril”, “masculino”. É um nome masculino que tem origem no grego Andreas, com origem no termo ‘andrós’ (homem).


– Antônio: conhecido no Brasil como santo casamenteiro, Antônio tem o significado de “valioso” ou “homem de valor inestimável”.


– Augusto: vem do latim “augustos” e significa majestoso, consagrado.


– Bem: É uma variante de Ben, nome de origem hebraica que significa filho. Também pode ser usado com a intenção da palavra no português, que no dicionário está descrita como “tudo o que é bom”, “virtude”, “pessoa amada”.


– Bento: Vem do latim e é comumente usado pelos pais que querem ter um filho protegido por Deus, pois significa “louvado, abençoado”.



– Bernardo: significa “forte como um urso”.


– Eduardo: nome que significa “guardião das riquezas”.


– Enrico: significa governante da casa.


– Gabriel: também com origem no hebraico, Gabriel significa “homem forte de Deus”.


– Giovanni: significa agraciado por Deus.


– Guilherme: na lista dos nomes masculinos populares, Guilherme significa “protetor corajoso”.


– Heitor: é um nome de origem grega (Héktor) que significa “o que aguenta”, no sentido de tenacidade. Na mitologia, era o nome de um grande e afamado guerreiro que esteve presente da Guerra de Troia, sendo um dos heróis da Ilíada, de Homero.

– Hermes: com significado de “espírito da vida”, o nome vem do grego “hermês” e, pela mitologia, era um dos deuses do Olimpo.


– Leonardo: um dos nomes mais populares nomes de origem italiana, Leonardo significa “leão corajoso”.


– Lucas: vem de Loukás, o termo afetivo de Loukanós e significa “o luminoso” ou “iluminado”.


– Mateus: nome do santo padroeiro dos contadores, tem o significado poderoso de “dádiva divina” e “presente de Deus”.



– Marcos: nome de padroeiro admirado como santo em diversas religiões cristãs, ainda tem os significados de “homem guerreiro” e “aquele que é grande orador”.


– Nicolas: tem origem no nome grego Nikólaos (Nicolau). É o resultado da junção ‘níke’ (“vitória”), e ‘laos’ (“povo”). Seria o “vitorioso”, “o que vence com o povo”, “o que conduz o povo à vitória”.


– Pedro: com origem no nome grego Pétros, este a partir da palavra petra que significa literalmente “pedra, rochedo”. Pedro é um dos nomes próprios mais difundidos em todo mundo.


– Téo: além de uma abreviação de Teodoro, o nome tem origem grega pela palavra “théos”, que significa “Deus”.


– Thor: na mitologia nórdica, era o nome do deus do trovão, com poderes divinos de força e proteção.


– Valentim: significa “forte e saudável”.

Com informações de Vix.com.

E você, mamãe? Como escolheu o nome do seu pequeno? Conta pra gente aqui nos comentários! 🙂