Muitas mamães e papais acreditam que dando nomes de figuras fortes aos filhos vão ajudá-los a serem bem-intencionados em seus ideais. A seguir, descubra nomes de meninos que representam homens vitoriosos ou que tenham significado de força e garra!
– Alexandre: significa “protetor do homem”, “defensor da humanidade”, “o que repele os inimigos”. O nome grego Aléxandros é feito da junção do verbo ‘aléxo’ (repelir, defender ou proteger) e o vocábulo ‘andrós’ (homem). Traduzindo: “o que protege os homens, defensor da humanidade”.
– André: significa “másculo”, “viril”, “masculino”. É um nome masculino que tem origem no grego Andreas, com origem no termo ‘andrós’ (homem).
– Antônio: conhecido no Brasil como santo casamenteiro, Antônio tem o significado de “valioso” ou “homem de valor inestimável”.
– Augusto: vem do latim “augustos” e significa majestoso, consagrado.
– Bem: É uma variante de Ben, nome de origem hebraica que significa filho. Também pode ser usado com a intenção da palavra no português, que no dicionário está descrita como “tudo o que é bom”, “virtude”, “pessoa amada”.
– Bento: Vem do latim e é comumente usado pelos pais que querem ter um filho protegido por Deus, pois significa “louvado, abençoado”.
– Bernardo: significa “forte como um urso”.
– Eduardo: nome que significa “guardião das riquezas”.
– Enrico: significa governante da casa.
– Gabriel: também com origem no hebraico, Gabriel significa “homem forte de Deus”.
– Giovanni: significa agraciado por Deus.
– Guilherme: na lista dos nomes masculinos populares, Guilherme significa “protetor corajoso”.
– Heitor: é um nome de origem grega (Héktor) que significa “o que aguenta”, no sentido de tenacidade. Na mitologia, era o nome de um grande e afamado guerreiro que esteve presente da Guerra de Troia, sendo um dos heróis da Ilíada, de Homero.
– Hermes: com significado de “espírito da vida”, o nome vem do grego “hermês” e, pela mitologia, era um dos deuses do Olimpo.
– Leonardo: um dos nomes mais populares nomes de origem italiana, Leonardo significa “leão corajoso”.
– Lucas: vem de Loukás, o termo afetivo de Loukanós e significa “o luminoso” ou “iluminado”.
– Mateus: nome do santo padroeiro dos contadores, tem o significado poderoso de “dádiva divina” e “presente de Deus”.
– Marcos: nome de padroeiro admirado como santo em diversas religiões cristãs, ainda tem os significados de “homem guerreiro” e “aquele que é grande orador”.
– Nicolas: tem origem no nome grego Nikólaos (Nicolau). É o resultado da junção ‘níke’ (“vitória”), e ‘laos’ (“povo”). Seria o “vitorioso”, “o que vence com o povo”, “o que conduz o povo à vitória”.
– Pedro: com origem no nome grego Pétros, este a partir da palavra petra que significa literalmente “pedra, rochedo”. Pedro é um dos nomes próprios mais difundidos em todo mundo.
– Téo: além de uma abreviação de Teodoro, o nome tem origem grega pela palavra “théos”, que significa “Deus”.
– Thor: na mitologia nórdica, era o nome do deus do trovão, com poderes divinos de força e proteção.
– Valentim: significa “forte e saudável”.
Com informações de Vix.com.
E você, mamãe? Como escolheu o nome do seu pequeno? Conta pra gente aqui nos comentários! 🙂